Menu


Paulo Prudente

02 OUT 2018
02 de Outubro de 2018

Paulo Prudente é sergipano, de Aracaju. Atua como artista, psicoterapeuta corporal em Biossíntese e educador. É formado em música pela Unicamp e na abordagem Arte do Ser Cantante e investiga como a arte pode ser um caminho para a autorrealização e serviço no mundo. Realizou expedições artísticas por diversos países, como Argentina, Estados Unidos e Turquia, com foco em terapias sonoras, canto dos harmônicos e culturas tradicionais. Empreende o Akash - Espaço Aberto de Arte Generosa, em São Paulo/ Brasil. E também plataforma online que busca nutrir uma arte conectada com uma nova consciência e responsabilidade artística.



O meu propósito é manifestar uma arte que seja benéfica para as pessoas, que permita conexões mais profundas, que leve as pessoas para um maior contato consigo mesmas, para uma sensação de maior presença, integração e que gere um sentimento de comunidade.


MATRIZ é o primeiro CD de Paulo Prudente, também conhecido como Pradiip. São 13 canções autorais, que refletem a busca de integrar a música e processos de transformação. São canções que aprofundam o auto desenvolvimento, que buscam criar um sentimento de comunidade, aquecer o coração, deixar ele aberto, poroso. Cantos de conexão que surgiram espontaneamente em momentos de aprofundamento interno, de experiências de expansão e liberdade, das reflexões e dos seus trabalhos como terapeuta e da busca de integrar arte com o sagrado.


É também fruto de suas pesquisas dos últimos 7 anos no campo das terapias sonoras, na música de outras culturas; tudo isso misturado com a veia nordestina, com os ritmos brasileiros e com a sonoridade de instrumentos não convencionais como o uso dos harmônicos da voz (overtone singing), kalimba, viola, singing bowl, etc



Paulo Prudente - Cantor e Compositor

(http://artegenerosa.wixsite.com/matriz)


Nasci em Aracaju (SE) e fui para São Paulo para estudar música popular na Unicamp em 2004, onde aprofundei o meu estudo em canto popular com Regina Machado. A universidade começou a dar forma ao meu verdadeiro encontro com a voz e a música e em busca de novos sentidos para minha expressão artística parti para intercâmbio no curso de musicoterapia na Argentina, em 2007.



Em Buenos Aires estudei “Cantos Étnicos” com Cláudia Inchaurraga, “Cantos Andinos” com Miriam Garcia (cantos tradicionais do noroeste argentino), Violão Folclórico com Hugo Romero ( Escuela de música de Avellaneda), Cantos de harmônicos com Andrés Saggio e Teatro com Guillermo Angelelli. Na Argentina, concebi, dirigi e atuei em parceria com a atriz argentina Rocío Romero no espetáculo-performance de teatro e música “La Vaina y as vozes do silêncio” que foi apresentado na Argentina, Brasil e Colômbia.



Desde 2008, aprofundo na abordagem “A arte do ser cantante” de Cecília Valentim e nos estudos em “canto dos harmônicos " (overtone singing), prática que permite refinar a escuta dos harmônicos da voz, selecionando-os e amplificando-os.



Em 2009, fiz minha segunda peregrinação artística, onde estudei no Globe institute for sound and consciousness” e fiz workshops no “Esalen Institute” e no CIIS (Californian Institute for integral studies), com temas relacionados a utilização da música e do canto como terapia, sob o tutorado de David Hykes, Jill Purce, John Beaulieu, Sylvia Nakash, entre outros.



Desde 2009, estudo Música Clássica Indiana (Hindustani) com o músico indiano Kirit Dave (canto e harmônio), tendo coordenado os tour pedagógico-musicais do mesmo pela América do Sul em 2010, 2011 e 2012.



Em 2011, fiz minha terceira peregrinação artística pela Turquia, o que alimentou a recriação de um espetáculo cênico-musical que eu tinha concebido em 2008 chamado "A lua do Olho - Tecido Poético de Canções", baseado em minha experiência pessoal com o universo sufi e com a cultura nordestina, ao lado do violonista Sérgio Leoni.



Fez parte essencial do meu aprofundamento o tutorado de Cecília Valentim, Regina Machado, David Hykes, Jill Purce, entre muitos outros mestres do canto como expressão da potência individual.



Atualmente, empreendo o meu próprio espaço, em São Paulo/ Brasil, chamado Akash - Espaço Aberto de Arte Generosa, onde facilito oficinas de música e auto desenvolvimento (Canto dos harmônicos, Canto e as correntes da Vida e Cantos Andinos), atuo como educador vocal baseado na abordagem Arte do Ser Cantante e sou Psicoterapeuta Corporal em Biossíntese.




http://artegenerosa.wixsite.com/matriz


https://soundcloud.com/paulobarretoprudente


http://artegenerosa.blogspot.com/


https://www.facebook.com/Akash-Espa%C3%A7o-Aberto-de-Arte-Generosa-184428205003892/

Voltar

© Todos os direitos reservados.

Tenha também o seu site. É grátis!